MAIRIPORÃ TEVE SOLDADO PRACINHA HERÓI DA 2° GUERRA MUNDIAL - 1944
Pracinha é um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas na Segunda Guerra Mundial em 1944 na Itália.
A história que levantamos é do soldado pracinha: ALCIDES RICARDINHO DAS NEVES, nascido em São Paulo, e morador em nosso município. Certificado pela reservista de número 02709 da 1° Categoria da Força Expedicionária Brasileira do 6° Regimento de Infantaria. Soldado de número 691, embarcando do Porto de Santos em meados de Setembro de 1944 rumo a Itália.
Aproximadamente 25 mil homens fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a divisão que lutou junto aos Aliados na Campanha da Itália. Por volta de 1.500 brasileiros foram mortos na guerra – cerca de 450 morreram em combate direto.
O Brasil somente veio adentrar a batalha 3 anos depois do início da 2° Guerra Mundial. Diziam que era mais fácil uma COBRA FUMAR do que o Brasil ir a guerra.
A COBRA VAI FUMAR !!
O embarque foi pelo Porto de Santos( Como revela o escrito de Alcides no verso de uma das fotos que mandara a amada esposa). Outras capitais também embarcavam seus soldados levando em média até 15 dias de travessia no Oceano Atlântico até Nápoles na Itália.
Com pouco tempo de treinamento em terras Italianas, os brasileiros enfrentaram difíceis situações, tipo acomodações, clima, alimentação, pouco tempo de treinamento e o confronto direto contra Alemães em pleno inverno, até tomarem o território de Monte Castelo conforme era a missão. Infelizmente tivemos baixas entre glórias.
Soldado Alcides era o mais velho de 6 irmãos e 1 irmã. Casado com Esponia Gonçalves das Neves(filha de indígena). Na expedição ambos se comunicavam somente por CARTAS, onde o heróico Pracinha Alcides narrava suas andanças e batalhas na expedição da guerra.
Pelas cartas que cruzavam o Oceano junto seguia a saudade dos filhos, da esposa, dos familiares e amigos. Relatando as proesas, as tristezas e as dores de uma guerra que lhe marcaria até o fim de sua vida.
Declarado o fim da guerra em meados de Fevereiro de 1945, o Brasil começa a retornar seus heróicos soldados. Assim o soldado Alcides retorna a sua pátria condecorado honrosamente com a medalha Expedicionária Brasileira, vindo aos braços de sua família morar e viver em Mairiporã até o seu falecimento em 1964.
Esta bela e heróica história só pode ser preservada e contada pelo ilustre amigo: ALMIR DAS NEVES, mais conhecido como: MIZICO (73 anos), FILHO do heróico soldado pracinha: ALCIDES RICARDINHO DAS NEVES, que esteve na 2° Guerra Mundial.
MIZICO é morador de Mairiporã desde 1959, tem dois filhos, trabalha de motorista e teve importante participação jogando em clubes paulistas como Ponte Preta, Guarani, Sport Clube Mairiporã e Olária.
Histórias como a do soldado pracinha da Força Expedicionária Brasileira: Alcides Ricardinho das Neves, Pai do ilustre amigo Mizico, tem que estar incorporado as escritas das memórias e patrimônios imateriais do município, servindo de orgulho, pesquisa e cultura para a sociedade Mairiporanense.
Via: CICERONNI
compartilhem e curtam a página Mairiporã M1L GR4U
PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTICIAS EM PRIMEIRA MÃO DE MAIRIPORÃ E REGIÃO BAIXE NOSSO APLICATIVO
LINK PARA DOWNLOAD ABAIXO:
Comments