top of page
Foto do escritorvini M1L GR4U

DE VILA À CIDADE: A HISTÓRIA DAS MUDANCAS EM MAIRIPORÃ

De vila à cidade: a história das mudanças em Mairiporã.

A emancipação de uma região localizada mais ao norte de São Paulo não é novidade. A atual cidade de Mairiporã já foi uma região integrante da Capital, e também da cidade de Guarulhos. O local foi emancipado em 1889.

Fundada inicialmente como Vila de Juqueri em meados do século XVII, Mairiporã dava seus primeiros passos como distrito. Criada ao redor da Vila de São Paulo, a região evoluiu oferecendo proteção às rotas de transporte do interior da cidade.

A vila se desenvolveu ao ritmo da capela Nossa Senhora de Desterro, construída por Antônio de Souza Del Mundo. No século seguinte ao de sua fundação, já recebia o título e a responsabilidade de ser um dos centros da produção agrícola das cidades de São Paulo e Guarulhos, exportando até vinho e algodão.

Tornou-se município no dia 27 de março de 1889, tornando-se “independente” das outras cidades. O nome Mairiporã que nasceu de uma junção de palavras: mauri (significa “cidade” na língua geral setentrional) e poranga (palavra de origem guarani que significa “bonito”). A denominação, porém, surgiu apenas em 1948.

O Hospital-Colônia de Juqueri, inaugurado em 1898, foi uma das causas da mudança. Pelos nomes estarem associados e após anos de confusões entre moradores na entrega de correspondências à cidade de Juqueri, o Prefeito Bento de Oliveira acionou a Assembleia Legislativa, que sancionou a alteração para o atual nome.

Via: SP Norte

Vejam mais sobre notícias de Mairiporã no nosso Instagram👇

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page